Beto Barata

O fotógrafo Beto Barata iniciou sua carreira em 1996 como estagiário do departamento fotográfico do jornal Correio Braziliense. Nestes dezenove anos de profissão atuou nas redações dos jornais The Brazilians (EUA) e Folha de S. Paulo (Sucursal Brasília), na revista Isto é Gente e nas agências Eclipse Photo Agency (EUA), Photoagência e Associated Press (EUA). Em 2001 foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo aonde permaneceu até o ano de 2013, tendo atuado tanto na sede em São Paulo como na sucursal Brasília.

Em 2010 foi convidado a fazer parte do acervo permanente da galeria de fotografias fine-art, A Casa da Luz Vermelha. Atualmente é subeditor de fotografia do portal de notícias brasiliense Fato Online. Em 2009 tornou-se mergulhador PADI de nível avançado com especialização em Nitrox e Fotografia Subaquática.

É autor dos projetos Brasília Submersa – Documentação fotográfica do Lago Paranoá que teve como suporte principal a fotografia subaquática. Os produtos finais deste projeto (Livro e exposição fotográfica) foram lançados no anexo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília durante as comemorações dos 50 anos da Capital e Vamos Jogar Bola! – Documentação fotográfica sobre o futebol não profissional do Distrito Federal (peladas).

Os produtos finais deste projeto (Livro e exposição fotográfica) foram lançados na galeria 02 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília durante a realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.